segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Resenha: Se Eu Ficar

Título original: If I Stay
Autor: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
Páginas: 224
Nota: 4/5


SinopseA última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais, mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. Se ela ficar...



Salve Galera! Depois de muito tempo sem resenha (lê-se MUITO TEMPO) aqui tô eu.

Já faz um tempinho que eu li Se Eu Ficar. Logo que eu vi o trailer eu quis muito assistir o filme, e então descobri que era a adaptação de um livro. Como estava tentando não comprar livros na época, acabei lendo em PDF. Não sei porque, mas até hoje não vi o filme...

Então, o livro conta a história da Mia, que é uma garota de 17 (17? É 17...) que é apaixonada por música. Seus pais são roqueiros, porém ela desde muito nova tomou gosto pela música clássica. Então, como se já não fosse suficiente ter a família de punks ao seu redor, Mia se apaixona por Adam, astro de uma pequena banda de rock. Mas num passeio de carro com seus pais por uma estrada algo que nenhum deles esperava acontece: um caminhão desgovernado se choca com o carro da família.
Mia então passa a ver sua vida do lado de fora, como uma espectadora, narrando cada fato dos momentos de angústia.

A narrativa do livro é muito simples e a divisão em horas torna tudo mais rápido. Por vezes somos levados a flashbacks sobre como Mia conheceu Adam, ou sua relação com sua melhor amiga, Kim, o que nos torna mais próximos da personagem principal. O livro flui muito rápido, o que faz com que o peso da história seja menor. Caramba, o desenrolar desse livro é muito sinistro!

Não é uma história surpreendente e o final é, porém é uma boa história para um fim de semana. A reflexão em alguns capítulos é bem marcante e o legal é você se colocar naquele lugar. Como seria se fosse você? Bom, pra saberem se a Mia decidiu ficar ou não leiam o livro. Ah, e assistam a adaptação pra me encorajarem aqui nos comentários.

Abração e até a próxima,

4 comentários:

  1. Faz tempos que tô afim de ler esse livro! Gostei da resenha e AMEI o novo visual do blog!

    Bjão :*

    ResponderExcluir
  2. te indiquei numa tag *-* corre la http://dose-of-poetry.blogspot.com.br/2014/10/tag-liebster-award.html

    e nao deixe de participar do sorteio de um livro meu *-*

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carla.
    Dei um pulo lá no seu blog. Valeu mesmo por indicar a gente na sua tag. Foi mal o atraso e logo logo a gente responde. Valeu!



    - Pedro

    ResponderExcluir